Fim do e-Cac: A Receita Federal lança novo portal unificado, na segunda-feira (4), o lançamento de um novo site que concentra todos os serviços disponibilizados aos cidadãos e empresários, prometendo simplificar e melhorar os serviços oferecidos.
O objetivo principal é unificar e aprimorar a experiência dos usuários no que diz respeito à interação digital com o órgão. O novo portal já está operacional.
A Receita Federal implementará a plataforma em etapas. Na fase final, a plataforma substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual (e-CAC).
No entanto, a Receita garante que o e-CAC continuará funcionando normalmente até que todos os serviços sejam ajustados à tecnologia do novo Portal de Serviços.
O e-CAC é o site por meio do qual o contribuinte pode verificar se terá restituição pela Receita após o envio da declaração.
Além disso, você conferir dados cadastrais, emitir documentos para pagamento e obter orientações para autorregularização e resolução de pendências, se for necessário.
Fim do e-Cac e o Novo Portal de Serviços: O Que Esperar
Inicialmente, o novo portal atuará como um consolidador de sistemas, apresentando o mapa de todos os serviços digitais.
Posteriormente, organizaremos estes por segmentos de interesse, como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros.
Os usuários poderão navegar por meio de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca. Assim que selecionarem um tema, o sistema os direcionará para acessar o conteúdo com a conta gov.br.
Além disso, disponibilizaremos funcionalidades para você avaliar o site e relatar erros de sistema, com orientações sobre como proceder
“O novo portal de serviços é fruto de um extenso trabalho de pesquisa e entrevistas com diversos perfis de usuários, que fornecem diagnósticos precisos sobre a experiência atual diante dos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma” , declarou a Receita em seu comunicado.
O lançamento do novo portal de serviços da Receita Federal marca uma mudança e um avanço significativo na modernização dos processos fiscais no Brasil.
Além disso, com uma interface mais amigável e funcionalidades aprimoradas, espera-se que essa transição beneficie tanto os contribuintes quanto as empresas em todos o país.